Falando sério – Lula
Talvez essa tenha sido a melhor foto do Lula em toda a sua vida.
Este não é um blog político, e nem quero que seja. Nosso objetivo é estimular a leitura e escrita da língua portuguesa, mas acho que devo esclarecer minha atual posição política.
Sempre votei no Lula, desde a primeira vez que se candidatou à presidência. Só não votei na reeleição, por me sentir traído com a história do mensalão. Quanto mais nos dedicamos a um ideal, maior a decepção.
Mas o fato de não votar no Lula não me fez mudar de lado. Simplesmente fiquei sem lado. Sem lado e sem rumo.
Hoje, pensando melhor, vejo que não posso exigir a perfeição em ninguém. É preciso aceitar as limitações de cada um, inclusive as nossas.
Colocando tudo isso na balança, pesando prós e contras, tenho que reconhecer que aquilo que eu esperava quando o elegi está, bem ou mal, sendo feito. Há muitos desvios, pois somos um povo que, por tradição, quer se dar bem. E justamente aqueles que se candidatam e assumem os cargos políticos são os piores elementos que poderiam nos representar. Nós, que nos consideramos honestos, nos omitimos. E será que continuaríamos honestos se nos fossem oferecidas tantas oportunidades? Uma pergunta sem resposta. Nem por mim respondo.
Continuo não concordando com muita coisa do governo Lula. Nem preciso dizer quais são essas coisas, mas são muitas, entre elas o protecionismo ao MST, a amizade com Chaves e Morales, etc.
Enfim, vou fazer as pazes com ‘o cara’. Afinal, dar suborno a deputado é o mesmo que pagar cervejinha ao guarda para não levar multa. Ou não é? E se os deputados são venais, estão lá porque os colocamos lá. São os nossos representantes, de uma sociedade também venal, por tradição, educação e vocação.
E se não ficar com ele vou ficar com quem? Com esta oposição?
Peço desculpas por sair da pauta, mas não gosto de ficar em cima do muro e devia um esclarecimento aos amigos que por aqui passam.
Veja também...
Imprimir
Enviar a um amigo
348 views












Paulo
Vivenda seria, é isso.
Parabéns.
PS.: Deixei de ser Petista, quando a minha Professora Heloísa Helena, foi expulsa, do partido.
Paulo Afonso respondeu:
abril 20th, 2009 at 12:21
@Mário Mendonça, Na minha volta não estão incluídos os vereadores, deputados e senadores, que não levarão mais o meu voto, sejam de que partido forem. O PT acabou para mim. Por enquanto estou sendo benevolente com o Lula. E olhe lá.
O Lula para mim é que nem o Ronaldo. Não tem jeito. O lugar dele no meu coração é reservado. Que fazer! É só ver uma foto desta e me encho de bons sentimentos a respeito dele.
Paulo Afonso respondeu:
abril 20th, 2009 at 13:59
@Hila Flávia, Nascemos no mesmo dia. Talvez na mesma hora. Acho que isso é cármico.
Ola, concordo que os ‘deputados são venais, e estão lá porque os colocamos lá’; mas será que a gde maioria do povo brasileiro nao vai aprender nunca? Eu tenho um lema na minha vida, nao falo de politica, religiao e esporte, pois quase sempre o final da conversa acaba mal; mas a o fato de “somos um povo que, por tradição, quer se dar bem” é que me deixa me sentindo muito mal.
Uns dizem que ‘está no sangue, afinal o que podiamos esperar de um povo que foi colonizado pelo que de pior havia em Portugal nos idos de 1500′ ? Morando fora do Brasil me entristece ver que o nosso povo é descrito como tal, e por vezes marginalizado e muitas vezes enxovalhado sem nenhum pudor, quem é imigrante em outro país sabe bem o que estou a dizer. Gostava que o nosso país e o nosso povo, aqui fora tivesse outra imagem e não a imagem de um povo que só quer se dar bem (seja homem ou mulher) e seja as custas do que for.
Um gde abraço e parabens pelo vosso site, é sempre mto enriquecedor!
Paulo Afonso respondeu:
abril 20th, 2009 at 18:19
@Kátia, As palavras, muitas vezes, machucam quem as ouve. Mas não devemos esconder o lixo debaixo do tapete. Talvez pelos exemplos a que nos acostumamos, talvez por herança cultural ou mesmo genética, o fato é que apenas esperamos uma oportunidade para ganhar alguma coisa. O caso das passagens aéreas, por exemplo, se algum de nós as recebesse, não as usaria? Imagine quem está no poder, que já sofre uma espécie de lavagem cerebral (a fraqueza humana é uma realidade). As ofertas são muitas e permanentes. Quem não faz o jogo acaba marginalizado. Tivemos um vereador no Rio que resolveu romper com o esquema. Não aceitou entrar na partilha. Resultado: nunca teve um projeto seu aprovado.
Não creio que tenha muito a ver com os nossos colonizadores, embora isso tenha dado o pontapé inicial. Acho que isso ocorre pela própria natureza da raça humana, pelo instinto de sobrevivência que, deturpado, estimula esses atos. Sei lá… o assunto é complexo. Mas vale a pena procurar entender.
Quem sabe seja o início de uma mudança. Mas o exemplo precisa começar por cima.
Kátia respondeu:
abril 21st, 2009 at 10:36
@Paulo Afonso,
Ola Paulo, obg pela sua resposta ao meu comentario, e acho que vc foi perfeito nestas suas ultimas palavras. Infelizmente é assim q tem funcionado as coisas, ou participa…ou é boicotado.
Tb concordo plenamente q o exemplo precisa vir de cima.
Paulo,
Acho que sempre estive sem rumo, de lado nenhum, sem partido político. Sempre votei no candidato que me parecesse o melhor. E olha que ganhei poucas eleições.
Para prefeito, somente duas. Uma delas, considero a maior derrota que tive, pois acreditava no candidato.
Para governador de MG, nunca elegi nenhum. Não fez falta o meu voto e não posso reclamar de nenhum. Graças a Deus.
Fiz parte dos que elegeram Lula, da primeira vez. Da segunda, não votei nele. O mensalão, o protecionismo ao MST, a amizade mais chegada a ditadores e os mandos e desmandos do PT, para mim, foram uma grande decepção. Mas, apesar de tudo, desde JK, que foi o primeiro presidente que acompanhei e sobre o qual já li muita coisa, Lula tem sido o menos ruim de todos. Como você diz, bem ou mal, tem cumprido o que mais se prometiam. Coisa que que os anteriores não fizeram, apesar de cultos e doutores. Percebo que ele tem se mostrado menos deus e mais humano do que esses. A maioria do povo brasileiro está mais satisfeita e essa maioria é a dos que mais precisam do governo, até mesmo para o pão nosso de cada dia, que sem ele não se vive.
E dizer que não gosta do Lula porque ele não tem cultura, a meu ver é o mesmo que dizer que não vê novelas, que isso é coisa de povão. O Lula pode não ter a cultura que se adquire nos bancos de faculdades. Mas, quem pode afirmar que é somente na faculdade que se encontra deste bem? Para mim, ele é o “cara” que cursou a faculdade da vida, do mundo, adquiriu a sabedoria das relações diplomáticas, coisa que a maioria de doutores não adquire nem em pós-doutorado(quem não conhece alguns assim, que se acham os únicos donos do saber, mas que nunca são eleitos nem para síndico de condomínio, mesmo se se candatarem?)
Recebo as dezenas de mensagens que criticam o Lula, acho muita graça na criatividade do povo, mas em geral, não as repasso. A menos que seja mesmo muito engraçada, muito mesmo e que não venha a denegrir sua imagem de estadista. Pois vejo que os da oposição a ele são mais “dignos” dessas piadas. E é melhor que ele chegue ao final do governo com todas as honras de chefe de Estado do que seja derrubado por alguns que apenas querem ter uma coroa sobre a cabeça e um trono debaixo do traseiro. Né mesmo?
TT
Paulo Afonso respondeu:
abril 20th, 2009 at 18:25
@Terezinha, Concordo com você. Se ele não é perfeito, está fazendo o que prometeu em campanha. Seria bom se não fosse amigo do Severino Cavalcanti, José Sarney, Jader Barbalho, Dirceu, Delúbio, e tanta gente. Mas ninguém governa sozinho.
Agora, que a podridão do Legislativo está sob medida para o Executivo, quanto a isso não tenha dúvida. E com o Judiciário pisando na bola, cada vez o Lula fica mais forte. Sua força vem, principalmente, da fraqueza dos outros poderes.
Mário Mendonça respondeu:
abril 20th, 2009 at 19:12
@Paulo Afonso,
Paulo
“Tu acha que o Lula é amigo desses Caras” ???
Quanto ao “mensalão”, Tu sabes a quanto tempo existe ???
Uma dica, pesquisa este fenômeno, na chamado grande mídia, principalmente as Organizações, Globo / Abril / Estadão e Folha.
Não sou contra a grande mídia denunciar a podridão atual, mas sim tentar um golpe contra o atual governo, para trazer de volta suas benesses que atrapalham o bom desenvolvimento do país.
E o que me deixa mais triste, é que esta pauta maldita, sai da elite de SAMPA, que não admite perder o poder pra ninguém, muito menos pra quem veio das bases.
Abraços.
Hila Flávia respondeu:
abril 22nd, 2009 at 14:35
Eu não leio e não repasso nenhuma piada, charge ou comentário desairoso sobre o presidente. Deleto sem ver. Não gosto mesmo de denegrir ninguém. Denúncias são denúncias, e estas respeito e acato. Falei e disse.
Mário,
Sei que o mensalão é coisa antiga e o FHC se beneficiou dele na emenda da reeleição. Quanto às amizades, são os ossos do ofício. É preciso engolir sapos, barbudos ou não.
Aproveito para esclarecer que quando digo que “São os nossos representantes, de uma sociedade também venal, por tradição, educação e vocação” deixo claro que os políticos não são seres alienígenas que por aqui chegaram, mas também fazem parte da nossa sociedade. Da mesma sociedade que suborna o guarda, fura fila, sonega impostos e, quando no poder, alça voos mais audaciosos e rentáveis. Não há diferença entre o guarda que recebe 10 reais para liberar uma multa, do motorista que o suborna e do deputado que aceita o mensalão (e de quem o oferece). É somente uma questão de valor. Mas o ato em si é o mesmo.
Estarei errado? Claro que há exceções, assim como há (deve haver) deputados e senadores de conduta ilibada.
Paulo
O mensalão, que a grande mídia conseguiu grudar no Lula, como se ele fosse seu criador. O que vem a ser ? Dinheiro limpo ou sujo ( não contabilizado / declarado ), usado para suprir uma necessidade ” sua ou minha ” , por empresários e políticos para burlar a fiscalização.
A quanto tempo será que ele existe? Há muito. Praticado neste país principalmente por “empresas” que buscam benésses junto a órgãos públicos, em todos os escalões.
Por que será que a grande mídia fez questão de grudar no Lula esta peste ?
Porque a Elite viu que se não fizesse alguma coisa, suas perdas poderiam ser irreversíveis, pois a maquina partidária do Petismo iria se espalhar pela administração pública com tanta força, que simplesmente varreria com a oposição e transformaria o PT numa força indestrutível e duradoura.
Então, juntaram-se em SAMPA, os intelectuais da elite e da mídia editada, para forjar a queda da estrela vermelha, que vinha com um discurso que para a elite era um horror, visto que não aceitam ganhar menos, querem sempre esfolar a sociedade e mate-la sob as rédias do poder.
Qual era o plano ? Tirar de cena o general da banda ( Zé Dirceu ) e alguns capitães ( Gushiken, Genoino, Dulci e Delubio, Carvalho, etc… ), responsáveis por expandir o poder através da administração pública ( vícios que só se acabam com o tempo, e que infelizmente não haveria outra forma de se perpetuar-se ). E assim foi feito, um adrede, capitaneado por FHC, Bornhauze com o apoio do quarto poder, que hoje virou primeiro.
Mas o Cara, como se bem disse, tem um couraça dura de quebrar, mesmo perdendo seus capitães, virou o jogo, e com algumas “pernonas non gratas”, como Sarney e Gilmar Mendes e Daniel Dantas ainda vai afundar de vez o plano dos golpistas, pois tem o apoio popular, e os adversários são mais sujos que pau de galinheiro.
Quem viver verá.
Abraços
Paulo Afonso respondeu:
abril 20th, 2009 at 22:13
@Mário Mendonça, Embora este não seja um blog político, vejo que fiz bem em publicar essa matéria. As opiniões, como a sua, são muito esclarecedoras e no mais alto nível e respeito. Isso enriquece nossa visão dos fatos e nos permite formar uma melhor opinião da atual situação.
Muito obrigado.
PAULO
Não fui eleitor de Lula, durante muitas eleições e meu ídolo era o FHC.
Fiquei encantado com o plano real, mas logo percebi que era furado, pois deveria ter sido um plano de tiro curto e não servir de plataforma eleitoral para a reeleição do FHC, que o manteve, mesmo colocando o futuro do País em jogo, para poder se reeleger.
Havia necessidade de deixar o dólar flutuar, para que a nossa balança comercial passasse a ter superávit, para que o nosso mercado interno pudesse prosperar, para que nossa dívida externa e interna não crescesse, enfim para mil e um motivos.
Mas o governo FHC não se importou, pois poderia lhe custar a reeleição.
A desvalorização só aconteceu quando a vaca está indo para o brejo, propiciando ainda um dos maiores escândalos do governo FHC.
É que, durante a desvalorização do real, o BC socorreu os bancos Marka e FonteCindam, com o aporte de R$ 1,6 bilhão, a pretexto que a quebra deles levaria à nossa economia um risco sistêmico. Lembram-se ? O banqueiro Salvatore Cacciola, ex-dono do Banco Marka, finalmente está preso.
Mas deixemos as questões escandalosas de lado, pois poderia citar mais de quarenta delas, que muitos sequer estão lembrando, embora concorde que a corrupção continua a se agigantar em nosso país.
O pior é que o governo do FHC deixou o País quase completamente arruinado, com uma dívida que chegou a beirar 70% do PIB, um salário mínimo de 60 dólares, a cesta básica no valor duas vezes superior ao salário mínimo, uma inflação que se aproximava de 20%, juros da Selic ( 18% se não falha a memória ), uma dívida externa que superava 200 bilhões de dólares, reserva quase inexistência ( 30 bilhões de dólares, aproximadamente ), dívida interna indexada ao dólar, ou seja, cada vez que subia o dólar o brasileiro devia mais e mais…
Teria mais que falar, vamos no entanto parar por aqui.
E hoje, como estamos?
A dívida interna está aproximadamente a 35% do PIB;, o salário mínimo por volta de 200 dólares; o salário mínimo comprando quase duas cestas básicas; inflação de 6% , diminuindo; juros da Selic, em torno de 11%, uma dívida externa muito inferior a existente na época ( hoje praticamente paga, a mercê de um reserva internacional na ordem de 200 bilhões de dólres ),a balança comercial desequilibrada pelos anos de plano real, déficit comercial, mercado interno ruim, dívida interna totalmente dexindexada ao dólar, ou seja, cada vez que subir o dólar os brasileiros passam a dever menos, pois devemos agora em reais.
Fora esses resultados, o desemprego durante os anos do atual governo federal, reduziu-se drasticamente, a classe média cresceu, foram criados mais de 8 milhões de empregos, passamos a ter superávit na balança comercial e o nosso mercado interno ficou tão bom que passou a ser nosso barco de salvação nesta crise.
E mais: os brasileiros ( todos juntos ) não devem mais do que 60 % do PIB, enquanto no Tio Sam, por exemplo, os americanos juntos devem cinco vezes o PIB americano.
Há muito mais o que falar, mas vou parar por aqui.
Não me arrependo de ter votado no Lula, mesmo na reeleição, pois tivemos grandes melhorias, principalmente no equilíbrio social, embora tenhamos, evidentemente, que caminhar muito, mas muito mesmo para tirar o atraso que o período ditatorial e os governos que a sucederam nos deixaram.
Sei que a corrupção está agigantando-se e sou, como todos vocês, contra seus tentáculos. Tenho o mesmo pensamento do Paulo, todos, quase não há exceções, fazem parte deste teatro de corrupção:
“Não há diferença entre o guarda que recebe 10 reais para liberar uma multa, do motorista que o suborna e do deputado que aceita o mensalão (e de quem o oferece)”
Vou mais longe: penso que ainda a corrupção no Brasil ainda é pequena diante do que acontece mundo a fora, como no Tio Sam. Prova disto é a recente crise financeira e econômica que arrastou o mundo todo, pela desonestidade dos banqueiros internacionais, máxime americanos.
Precisamos combater a corrupção e todos os nossos problemas, como o tráfico de drogas, o crime organizado, a imoralidade política, buscar solução para nossa educação, saúde, segurança, a reforma agrária, a ampliação cada vez maior da agricultura familiar e tantas outras questões, mas devemos, no entanto, nunca deixar de nos orgulhar de nosso País.
Mesmo com todos esses problemas que o Paulo muito bem fixou, discutido ardorosamente neste espaço, a verdade é que somos um daqueles países que menos sofrimento tem conhecido depois e durante a atual crise econômica mundial.
Nosso povo é bom e tenho a certeza que encontrará seus caminhos.
O presidente Lula logo passará, pois não pretende mudar as regras da sucessão. Achei que foi um bom presidente e soube conduzir o país, principalmente nas horas mais amargas, logo no início do seu mandato.
Erros existem e existiram e vão existir, principalmente porque não podemos julgar um homem, o presidente, mas seu governo. E todos os governos, pois há os estaduais e municipais. E ainda o Legislativo municipal, estadual e federal.
Tem também grandes poderes, e muitos, o Judiciário.
Se há erros e graves problemas, na verdade, todos estão envolvidos e devemos incluí-los neste debate.
Agora, nosso futuro presidente poderá vir da oposição ou da situação.
Temos sim que nos concentrar na discussão ( neste blog não, é claro ) dos candidatos, buscar aqueles que, pelo menos, venham nos parecer mais honestos, capazes e trabalhadores.
Não podemos nos perder, achando que todos são iguais. Isto não é verdade.
Há honestos em todos os segmentos da população, mesmo entre os políticos.
Hoje, felizmente, acredito muito mais neste país do que há décadas.
Podem acreditar também.
Paulo Afonso respondeu:
abril 20th, 2009 at 22:37
@GUTIERRITOS, Quando vi a foto do Lula, todo feliz, e li o texto que o Noblat publicou (http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2009/04/20/um-cara-feliz-178788.asp), mudei de opinião. Na verdade sentia-me desconfortável ao lado da oposição, embora sem fazer parte dela, como alguém que briga com a namorada mas está doido pra fazer as pazes.
Paulo
GUTIERRITOS respondeu:
abril 20th, 2009 at 22:53
@Paulo Afonso,
Paulo
Tudo que escrevi foi o que verdadeiramente sinto, mesmo tendo opiniões divergentes na minha própria família.
O que eu desejo, simplesmente, é que os melhores subam ao Poder, pois interessa-me ver o Brasil melhor e o povo mais socialmente equilibrado.
Obrigado pela oportunidade.
Paulo Afonso respondeu:
abril 21st, 2009 at 7:36
@GUTIERRITOS, Eu acho que só poderemos avaliar o governo Lula dentro de alguns anos. Mesmo tendo ‘feito as pazes’ continuo desconfiado e observando. Por exemplo, será que o Bolsa Família não estará viciando o pobre? A esmola vicia e não noto mudanças no programa, dando condições ao pobre para que se sustente sem o auxílio do governo. Também não percebo a distribuição de renda. Esta só existiria se o dinheiro dos mais ricos passasse para as mãos dos mais pobres, mas os ricos continuam ricos, não pagando impostos, e os pobres estão melhorando, sim, mas com o dinheiro dos impostos, da arrecadação, que mais tarde todos teremos que pagar.
Enfim, o tempo dirá.
Paulo
Acabo de ler o post.
Muito bom.
Faço minhas as palavras do Gutie.
Beijos,
lu